Odontopediatria

Na odontologia, esta especialidade inclui o atendimento às crianças e gestantes

GESTAÇÃO

É fundamental que a gestante faça o pré-natal odontológico para   receber orientações preventivas para seus dentes e gengivas, já que as doenças bucais são bastante comuns durante este período. Caso haja necessidade, será realizado o tratamento odontológico a fim de restabelecer sua saúde oral. A gestante receberá orientações de promoção da saúde oral para ela e seu bebê.

BEBÊS

– Primeira consulta ao odontopediatra: o ideal é que ocorra na época de erupção do primeiro dente de leite, por volta dos seis meses de vida. Lembre-se, “primeiro dente = primeira visita ao odontopediatra”.

– Cuidados alimentares para prevenir cáries: nunca adoce a mamadeira, chá ou suco. Mel e açúcar mascavo ou demerara também provocam cárie. Ao iniciar a alimentação sólida, acostume seu filho com sabores naturais. Lembre-se, o bebê não conhece o doce e não sentirá falta dele. Evite produtos industrializados. A maioria contém açúcar na composição, pois ele é um excelente conservante. Nunca adoce a chupeta!

– Como ocorre a “cárie de mamadeira”: é um tipo de cárie agressiva de progressão rápida no bebê que recebe sua alimentação contendo leite ou produtos açucarados, antes e durante o sono, sem higiene após estes. A criança durante o sono, diminui a produção de saliva (que controla o equilíbrio da boca), deixando o líquido parado sobre as superfícies dos dentes por longo tempo. Isso permite às bactérias formarem muito ácido que atacam os dentes e destroem os mesmos.

– Bebês e crianças devem  frequentar o consultório odontopediátrico: o tratamento odontológico preventivo inicia desde a fase de bebê e prossegue até o final da adolescência com consultas marcadas de acordo com a necessidade individual. A saúde oral é parte integrante da saúde do indivíduo, por isso requer cuidados precoces. Quanto mais cedo iniciarmos as consultas de promoção de saúde, mais efetivos serão os resultados e melhor será a adaptação ao consultório odontológico.

– A importância de cuidar dos dentes de leite (dentes decíduos): os dentes decíduos permitem que o bebê e a criança mastiguem corretamente, ajudam na fala e deglutição. Estes dentes também guardam espaço e servem de guia para a erupção dos dentes permanentes, estimulam o correto desenvolvimento e crescimento dos arcos dentais e articulações (ATM). Dentes perfeitos permitem que a criança sorria, contribuindo na sua socialização.

– A necessidade do acompanhamento odontológico durante a fase de crescimento e desenvolvimento: a odontopediatria fornece condições de medidas preventivas, diagnóstico e tratamento precoce das doenças e alterações orais. Caso não haja uma frequência adequada ao odontopediatra, poderão passar sem o correto diagnóstico algumas alterações na gengiva, bochechas, lábios, língua, dentes, arcos dentais e articulações (ATM). É frequente também o atendimento dos traumatismos orais nesta fase, que poderão ter seqüelas tanto para os dentes de leite, quanto para os dentes permanentes.

– Higiene oral do bebê: enquanto não surgirem os dentes de leite e haja amamentação exclusiva no peito materno não há necessidade de limpeza da boca do bebê, pois o leite materno protege toda a cavidade oral. Quando surgir o primeiro dente na boca, a higiene oral deve ser realizada delicadamente com escova de dente macia, após cada alimentação e antes de dormir.

– O acompanhamento dos pais na hora da escovação: a presença dos pais é fundamental na higiene oral, pois a criança não tem coordenação motora para realizá-la de maneira correta.

– O início do tratamento ortodôntico: o odontopediatra consegue tratar alterações nos arcos dentais através de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos ainda na fase dos dentes de leite, sempre considerando a cooperação e maturidade da criança.

– A idade que inicia o processo de troca da dentição: este período tão esperado pelas crianças, normalmente, ocorre por volta dos seis anos de idade, mas pode variar de acordo com a hereditariedade ou presença de alguma alteração sistêmica.

CRIANÇAS

Se hábitos positivos de higiene bucal forem instaurados, assim como idas ao dentista durante a fase anterior, a criança aprenderá a não ter medo dos procedimentos e a perceber a importância do cuidado  de sua boca e dentes.

Procedimentos como aplicação de flúor, início ou prevenção da colocação de aparelhos ortodônticos, extração de dentes decíduos, pequenas restaurações podem ser necessárias durante a infância.

Quando for ao dentista, leve seu filho!

COMO VAMOS ATENDER PAPAIS E MAMÃES?

Seus filhos serão cuidados e orientados aqui no Instituto Zétola pelo “Zétola Kids”, da melhor forma possível, com muito amor e carinho, visando a prevenção das doenças e a oportunidade que os pais não tiveram: CRESCER SEM CÁRIES!

Educar e mudar hábitos exige esforço e paciência, mas os resultados são gratificantes. E tenham a certeza: seus filhos vão agradecer eternamente!

Inscreva-se para receber novidades

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder